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sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atividade para 2°anos do noturno C e D Matemática


           
Disciplina: MAT – Conjuntos numéricos – Reta numérica
Professor: Vagner Noronha
Aluno:
Turma:
Data: ___ / ___ / ____
Curso: Ensino Médio-  2º Ano ___

Instruções:
1.  Responder no caderno as questões a seguir
2.  Usar lápis para os cálculos.
QUESTÕES:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE EM

ATIVIDADES ENVOLVENDO CONJUNTOS NUMÉRICOS

O Brasil, país em que vivemos é dividido em estados e um Distrito Federal ( onde fica a capital do país: Brasília ) e municípios. Os estados têm administrações autônomas, coletam seus próprios impostos e recebem uma parte dos impostos cobrados pelo governo Federal.. Os estados e o Distrito Federal podem ser agrupados em regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, sudeste e Sul.














Imagem disponível em https://www.estudopratico.com.br/mapa-brasil-regioes-estados-capitais/ acesso em Maio de 2020.



a) Observe a figura  ou faça uma pesquisa e responda:

       Quantos estados possuem o Brasil_____________________
       Em qual Estado você reside:____________________
       Em qual Cidade você mora? _____________________________
       Em que Bairro você mora: _______________________________
       Você saberia informar quantas ruas existem em seu Bairro? Porque?_____________________________________
b) O País é dividido em regiões:

l  Informe quais são elas______________________________________________
l  Informe as regiões por ordem de número de habitantes:____________________
l  Em termos populacionais quem é maior RJ ou MG?

c) Informe quais destas cidades ficam no Estado de SP: Santos; Petrolina; Balneário Camburiú; Florianópolis; Pacatuba; Itanhaém.

Se pararmos para pensar todas as coisas existentes pertencem a algum grupo, seja de amigos, seja de torcedores de um mesmo time, seja seguidores de algum ídolo. Esses grupos são formados por afinidades. Os números como todas as demais coisas também possuem características .

CONJUNTO NUMÉRICO
Os conjuntos numéricos reúnem diversos AGRUPAMENTOS cujos elementos são números. Eles são formados pelos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.

Conjunto dos números naturais (N)
N={0,1,2,3,4,5,6,…} , formado somente por números positivos e o zero.

Conjunto dos números inteiros (Z)
Em determinada época da história, se fez necessário a criação de números que representassem “perdas”, ou “dívidas”. Surgiram, assim, os números negativos. Esses números negativos, junto com os números naturais, formam o conjunto dos números inteiros:

Z={...,−3,−2,−1,0,1,2,3,…}


Conjunto dos números inteiros (Z)
Em determinada época da história, se fez necessário a criação de números que representassem “perdas”, ou “dívidas”. Surgiram, assim, os números negativos. Esses números negativos, junto com os números naturais, formam o conjunto dos números inteiros:

Z={...,−3,−2,−1,0,1,2,3,…}

O conjunto dos números irracionais é composto por todos os números que não são possíveis de se descrever como uma fração. É o caso das raízes não exatas, como 2–√, 3–√, 5–√, e do número π, do logaritmo neperiano, o número de ouro ϕ (fi), por exemplo.

Da reunião do conjunto dos números racionais com os números irracionais obtemos o conjunto dos números reais. Podemos dizer que o conjunto dos números reais é formado por todos os números que podem ser localizados em uma reta numérica.







A partir da teoria responda as atividades:

Dados os elementos 0;  ½;  2;  -6;  0,3;  50,5; √5 ; informe a qual conjunto cada um dos elementos pertence.

N =                                         Z=                                          Q=                              I =
R=
ATIVIDADE 2: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE ORDEM DE GRANDEZA EM UMA RETA NUMÉRICA.

a) Uma família é constituída do pai que é nascido em 1980, a sua mãe que é nascida em 1965 e seu esposo  com 57 anos,  e seus filhos nascidos em 2003, 2004, 2010, 2012 e 2013.

l    Quais são os integrantes dessa família?

l    Qual é o integrante de mais idade?

l    Qual é o integrante mais novo?

l    Comparando os filhos nascidos em 2003 e 2010, quem é o mais velho?

l    Coloque em ordem do mais novo para o mais velho integrante dessa família:


b) Utilize o simbolo de > < ou =

l    3______4
l    10_____5
l    -3_____7
l    0,5____1/2
l    3_____-10
l    10/5___2

c) Organize os números a seguir em ordem crescente:

l    10;   -4;   3;   -7;   0___________________________
l    30;   0,02;   -3;  45;  -0,25______________________
Enviar para o email vagnernoronha@professor.educacao.sp.gov.br

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